sábado, 21 de novembro de 2009

Cortina de hashis


Na cozinha oriental, os hashis correspondem aos talheres. São aqueles dois palitos de madeira presos entre os dedos que levam à boca as delícias da comida japonesa. A maioria dos hashis usados vira lixo. Mas, a ONG Mundaréu, teve uma idéia para reciclar os palitos.


Material necessário
- Cerca de 360 hashis
- 1 metro de chita
- Cola branca diluída em água, em proporções iguais
- Pincéis- 1 varão de madeira de 82 cm x 1,5 cm
- 1 molde feito em papelão com 80 cm x 6 cm, cortado em um dos lados a cada 2 cm, formando um tipo de franja com 40 dentes


Modo de fazer
A primeira etapa é engomar parte do tecido para que não desfie. Com o pincel, passe goma, que é a cola diluída em água.

Na segunda parte, pegue uma faixa de tecido já engomada de 90 cm de comprimento por 18 cm de largura. Dobre a faixa ao meio no avesso, coloque o gabarito em cima, encostando na dobra, e risque com lápis.

Depois, corte com cuidado bem em cima do traçado. Corte uma tira do tecido, de 2,5 cm de largura. Corte quadradinhos de 4 cm. Você vai precisar de muitos quadradinhos. Em seguida, marque os hashis nas duas pontas, 1,5 cm de cada lado. Passe cola e ponha sobre o quadradinho de tecido, sempre deixando 1 cm livre. É importante que as extremidades dos hashis sejam diferentes. O tecido é enrolado nos palitos e fica bem coladinho depois de seco. Com essa técnica, são feitas as tiras da cortina. Para o tamanho médio, você vai usar 40 tiras. Com um retalho menor, faça o acabamento da ponta da tira. É só passar cola branca no último hashi.

Agora, faça o suporte da cortina. Passe cola no avesso, mas só nas pontas do tecido. Passe cola também nas pontinhas do lado direito do tecido. Mas, só numa lateral. Pegue uma tira e passe cola na extremidade mais estreita do palito. Coloque num dente do tecido, enrole e espere secar um pouco. Para ficar bem preso, faça o mesmo com a outra parte. Dobre o tecido e enrole o recorte na ponta dos palitos. Repita este processo com as tiras de hashis. Para terminar, coloque o bastão no centro do tecido.


Custo total: R$ 8,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário